
Home > LESÃO DO MENISCO
Os meniscos se encontram localizados na parte interna do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Eles são formadas por fibrocartilagem e possuem as funções de absorção e distribuição da carga, além de também contribuírem para a estabilidade do joelho.
Nós possuimos dois meniscos: Um no lado de fora do joelho (lateral) e outro no lado de dentro do joelho (medial).
De forma didática, podemos dividir as lesões meniscais em 2 grandes grupos:
1) Lesões Traumáticas – Essa lesões, como o nome já sugere, surgem após algum trauma rotacional (entorse) do joelho e geralmente são de tartamento cirúrgico através de uma vídeoartroscopia (ver o tema).
Na grande maioria dos casos é realizada a tentativa de sutura do menisco, visando preservar o máimo possível de substância para prevenção da progressão da osteoartrose.
2) Lesões Degenerativas – Elas são mais comuns em pacientes acima dos 50 anos que relatam que o joelho “passou a doer” sem necessariamente haver uma história de trauma envolvido. Muitas vezes, essas lesões aparecem em imagens de ressonância magnética sem haver uma relação direta com o quadro de dor do paciente.
Nesses casos, optamos pelo tratamento conservador (sem necessidade cirúrgica) através de terapia medicamentosa e fisioterápica.
Nos casos onde houve falha do tratamento ou em poucos casos específicos é indicado o tratamento cirúrgico por vídeoartroscopia.
O quadro clínico associado as lesões meniscais envolve um ou mais dos sinais sintomas abaixo:
– Dor
– Edema
– Bloqueio
– Instabilidade
O diagnóstico é realizado após detalhada anamnese e exame físico complementado pelo estudo de imagem através da Ressonância Magnética do joelho.
O tratamento, conforme descrito anteriormente, depende do tipo de lesão podendo ser cirúrgico ou não.
As informações deste site tem caráter apenas informativo e de forma alguma substituem a avaliação médica no consultório.
Digite seus dados nos campos ao lado e a nossa equipe entrará em contato com você
© 2022 Marcelo Mandarino – Todos os direitos reservados