Close

OSTEOTOMIAS DO JOELHO

OSTEOTOMIAS DO JOELHO

As ostetomias são cirurgias indicadas para correção de deformidades angulares, que podem estar relacionadas a sobrecarga de determinado compartimento articular (unicompartimentais), resultando na degeneração do mesmo.

 

Elas podem ser realizadas ao nível femoral ou tibial, sendo essa última muito mais comum na nossa prática cirúrgica, geralmente para correção do joelho VARO (arqueado).

 

Para fazer essa correção é realizado um corte ósseo associado a abertura (o espaço pode ser preenchido com enxerto ósseo ou sintético) ou fechamento, dependendo do padrão da deformidade e das lesões associadas. Essa cirurgia pode ser realizada em combinação com reconstruções ligamentares e reparos meniscais.

 

Geralmente o paciente permanece entre 12-48 hs internado, utilizando uma par de muletas para realizar carga parcial no membro operado. A carga vai sendo progressivamente liberada dependendo de critérios radiográficos de consolidação óssea, que geralmente ocorrem entre 6-8 semanas.

 

A fisioterapia deve ser iniciada ainda na primeira semana, para ganho da amplitude de movimento articular, mobilização passiva, cinesioterapia e reativação muscular. A alta para o retorno a prática esportiva é bem variável, dependendo do caso, podendo acontecer entre 6-12 meses após a cirurgia.

 

As informações deste site tem caráter apenas informativo e de forma alguma substituem a avaliação médica no consultório.

admin

admin